segunda-feira, 26 de julho de 2010

O quintal da Lu

Certa vez ouvi, ou melhor, li que a gente ensina da forma como aprendeu...este pensamento nunca saiu da minha memória e, de certa forma, acredito nele. Penso que existe uma lógica construída individualmente na busca do conhecimento, assim, nada mais natural que tentar ensinar como se aprendeu...
Lembro bem como aprendi, nada sofrido, nada traumatizante, nada enfadonho...na verdade, eu sonhava com a escola (naquela época a Ed.Infantil não era obrigatória), sonhava com a minha 1ª série! Lembro de quando passamos em um mercado e minha tia me mostrou o que seria meu presente: Uma lancheira amarela com o desenho do Piu-Piu! Esperei cada momento e posso sentir o cheiro do lanche que minha mãe preparava! Lembro do alfabeto preparado pela profª que pediu aos pais uma cartolina azul e nela desenhou as letras perfeitamente (duraram o ano todo), depois, nos orientou a guardar tampinhas de garrafa (na época eram de metal, pois, só haviam garrafas de vidro) e com elas nos ensinou a somar, subtrair, etc
Lembro de muitos detalhes daquele ano e do dia em que a Dona Helen me entregou o "Diploma" com a inscrição: Já sei ler! Qualquer dia coloco uma foto dele aqui para vcs verem.
Tudo isso foi especial para mim e pude reviver todo esse sentimento quando li, pela primeira vez A paixão de conhecer o mundo - Madalena Freire. Muito do que foi descrito no livro estava relacionado com a forma como aprendi, ao menos, eu soube relacionar os fatos: Eu tinha tal paixão!
Assim, minha "paixão de conhecer o mundo" cresceu e hoje sou apaixonada em ajudar a conhecer o mundo! Que esse seja um espaço de luz, de paz, onde eu consiga mostrar um pouco do meu trabalho.

Um comentário:

  1. Gostei demais da sua apresentação. Seu blog promete. Vou ficar de olho. Abraços.

    ResponderExcluir